15 de Novembro – Proclamação da República

Na época de sua proclamação dizia-se que a República Brasileira já estava caindo de madura. O Brasil era o único país na América do Sul que ainda mantinha a monarquia como seu sistema de governo.
Os elementos que contribuíram para a queda do regime surgiram muito antes e remontam à Guerra do Paraguai, que começou em 1865. No conflito, o exército brasileiro se consolidou e sua vitória deu prestígio e reconhecimento as Forças Armadas.

No entanto, esse reconhecimento não se estendia ao campo político, onde os militares continuaram como coadjuvantes no cenário nacional. Descontentes com a situação passam gradualmente a apoiar movimentos republicanos e abolicionistas.

Com a abolição da escravidão, em 1888, a elite escravocrata, que dava sustentação ao regime monárquico, rompe com o império, que dura pouco mais de um ano.

Então, em 1889, em um golpe militar no qual não foi disparado um único tiro, D. Pedro II é deposto e é proclamada a República. Com a instauração do novo regime, o marechal Deodoro da Fonseca assume como o primeiro presidente da República do Brasil. Seu mandato dura pouco tempo, o suficiente para lançar as bases burocráticas e administrativas da nova república.

Neste dia 15 de Novembro, quando a República Brasileira comemora seus 117 anos, a data merece uma reflexão e a convicção nos valores republicanos de respeito às leis, o respeito ao bem público, acima do interesse privado e o sentido da responsabilidade no exercício do poder.

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=4&p_secao=19#

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário