Controlar e a Inspeção Veicular

A empresa controlar, uma empresa privada, contratada pela Prefeitura de São Paulo, se coloca como a maior autoridade em avaliação dos veículos.

Meu carro, antigo do ano 1995 é de fabricação europeia, portanto já mais avançado que os nacionais novos até, tem um sistema de controle de poluição muito eficiente.

O catalizador original é australiano e extremamente eficiente, portanto  em detrimento da baixa qualidade do combustível no Brasil, ele de fato transforma os poluentes em água, soltando uma quantidade maior de água na saída do escapamento.

Bom foi reprovado por excesso de água, dizendo os bitolados técnicos do Controlar que o veículo estava provavelmente com problemas de Cabeçote.

Ora, estes funcionários são treinados para avaliar dentro de alguns parâmetros pré determinados, não necessariamente para dar opiniões que deponham contra o sistema que é mesmo deficiente em vários aspectos.

Logicamente o veículo não tem problemas nenhum, porém consultando mecânicos especializados em motores e fazendo testes de compressão e outras variáveis, contataram que o problema, não é um problema, mas sim eficiência no sistema de arrefecimento e exaustão e qualidade do Catalizador.

Finalmente a conclusão foi a seguinte: Nenhum combustível comum ou aditivado de qualquer bandeira é bom suficiente para evitar tal comportamento.

Como resultado abasteci com combustível do tipo Podium da Petrobrás, com um preço extremamente acima das outras opções.

Daí sim além do carro ter uma enorme diferença na performance e comportamento do motor, o índice de água reduziu enormemente. Isto porque este combustível apresenta menor índice de álcool e mais octanagem, promovendo um funcionamento adequado na queima do combustível.

Este deveria ser o combustível certo para qualquer carro, melhorando a performance e a vida do motor.

Alem do que somos submetidos a combustíveis adulterados, e não temos como saber, pois não é somente o de preço baixo, são vários com valores normais de mercado que também adicionam mais álcool ou detergentes.

Fiz estes testes de vários abastecimentos, encontrei poucos dentro do normal.

Enfim, finalmente com este combustível melhor o carro passou sem restrição alguma.

Luiz Oliveira

Deixe um comentário