Descobrimento do Brasil

    • Existem muitas versões em torno do assunto do descobrimento da terra que se chamaria Brasil, nome que se originou de nossa primeira mercadoria comercializada pelos descobridores: pau-brasil. Existe o questionamento se realmente, pelo nível de conhecimento técnico que já possuíam, os portugueses poderiam ter se desviado da rota às Índias e alcançado o Brasil, assim por acaso.

      Mas pelos registros históricos, foi certamente através da carta de Pero Vaz de Caminha*, conhecido como escrivão daquela expedição, que o rei de Portugal, D. Manuel I, soube da notícia da descoberta.

      Ali, no sul da Bahia, o Brasil foi batizado de Ilha de Vera Cruz e em terra, no dia seguinte, os portugueses fizeram os primeiros contatos amistosos com os habitantes do local, os tupis e tapuias (que é como os colonizadores classificaram os primeiros nativos encontrados e que habitavam o litoral brasileiro).

      *A carta original de Pero Vaz de Caminha foi encontrada em 1793, no arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, onde se encontra hoje.


      Fonte: www.klickeducacao.com.br

  • Nos idos de 1500, Portugal, um pequeno país do Oeste Europeu, bem entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, conseguiu construir o que se chamou Império Português Ultramarino (quando acumulou fora do continente europeu territórios sob seu domínio, entre eles o Brasil). Esse imperialismo, que também foi seguido pela Espanha, foi resultado, entre outros motivos, do interesse científico na exploração marítima, do interesse de ampliar o comércio com o Oriente e da vontade de estender domínios e religião por terras não-cristãs.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário