Dia de Finados – 2 de Novembro

Quem já perdeu alguém que ama sente um aperto no coração quando chega novembro. Dia 02 é finados, uma das mais antigas celebrações da Terra em homenagem aos mortos. Costuma-se utilizar o feriado para ir aos cemitérios, levando-se flores e velas para enfeitar os túmulos dos entes queridos. Nessa hora a saudade bate forte e fica difícil conter as lágrimas. Há países, porém, que encaram o “dia dos mortos” de forma diferente. Um exemplo é o México, onde ocorrem desfiles que lembram o carnaval. Os mexicanos costumam fazer festas homenageando as pessoas que se foram. Muitos se fantasiam de esqueletos, diabos e motivos afins.

Mas novembro tem também o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia primeiro, quando os católicos do mundo inteiro reverenciam seus santos de devoção. No dia 04 de novembro, são comemorados os dias do Inventor e do Escoteiro do Brasil e, no dia 05, é o Dia do Cinema Brasileiro. Outro feriado é o de 15 de novembro, em homenagem à Proclamação da República, ocorrida em 1889. São datas curiosas do mês de novembro, o Dia do Supermercado (12), o Dia da Criatividade (17) e o Dia das Saudações (21).

No último domingo do mês, comemora-se também é o Dia do Lago Guaíba, instituído pelo Decreto-Lei 7.767/96. Novembro era o nono mês do antigo calendário. Após a reforma, passou a ser o décimo primeiro, mantendo o mesmo nome.

fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário