Inspeção Veicular em São Paulo – Resultados

A Inspeção veicular na Cidade de SãoPaulo, é de fato uma boa iniciativa.

Entretanto, na capital paulista nas últimas semanas temos sofrido com a baixa unidade do ar e o crescente índice de poluição provocados pelos veículos que ficam parados nas avenidas congestionadas, sem que a prefeitura apresente projetos e soluções a curto e a médio prazo no  transporte público com um mínimo de qualidade ou alternativas que não sejam punitivas e de arrecadação para os munícipes.

Tenho pesquisado matérias que pudessem esclarecer os resultados da inspeção veicular que atua já a aproximadamente por 2 anos na capital paulista, que informasse o quanto reduziu o índice de poluição. Não tenho encontrado nada relativo a essa redução.

Será que de fato reduziu a quantidade de monóxido de carbono no ar?

Observei que uma quantidade enorme de veículos não tem sido aprovados ou até mesmo muitos nem estão levando para a inspeção.

A prefeitura de São Paulo, administrada pelos lendários PMDBistas, o que vai fazer com a apreenção de tantos veículos. Onde mais vai poluir a cidade com cemitérios de veículos sucateados, e penalizar ainda mais os contribuintes que tem que pagar as taxas de licenciamento, IPVA, DPVAT, pedágios e outras taxas desconhecidas da população, além de pagar custas fora de qualquer realidade para reaver seu veículo apreendido? (que são abandonados por serem impagáveis tais custas)

O Governo municipal, poderia usar parte da milhionária arrecadação de multas e taxas, impostas de forma compulsória, para oferecer aos proprietários de veículos em mal estado e que não tenham como mantê-los, um preço, baixo que fosse para que enviasse para a sucata e subsidiasse a juros baixos um financiamento para que esse contribuinte pudesse adquirir um veículo em bom estado.

Favorecer o munícipe e o bem estar da população de um município é a obrigação do governantes que elegemos e ficamo deles refém de toda as formas de cobrança e punição.

Pelo o que entendi, o proprietário que não tiver condições de consertar seu carro para passar na inspeção, ele não poderá vender o veículo, nem mesmo para outro município fora de São paulo, pois fica impedido de licenciar e transferir de propriedade.

O que o pobre mais uma vez vai fazer?

Observem que estas medidas só afetam mais uma vez os menos favorecidos, que mesmo sendo mais vulneráveis são os que mais precisam de seus carrinhos e os mais prejudicados. E que também pagam seus impostos.

O aspecto social fica de lado, presisamos aumentar a arrecadação, precisamos punir e deixar insolúveis os que tentam ter algum bem para o trabalho, necessidade e  ou lazer.

Enviem suas opiniões e sugestões para reduzir a poluição de São Paulo.

Façam os seu comentários, vamos tentar entender um pouco mais dos direitos dos cidadãos.

Luiz Oliveira

03/09/2010

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

9 comentários para “Inspeção Veicular em São Paulo – Resultados”

  1. Marcos disse:

    OLá pessoal! Tenho um mille fire 2006 e foi reprovado 4(quatro) vezes no inspeção ambiental. O veículo já passou na mão de vários mecânicos de confiança , foi feita toda a manutenção descrita no manual do proprietário (troca de velas, cabos, troca do sensor “lambda”, catalizador, troca de todos o filtros… limpeza e outros mais) e indicada por profissionais. Passou por várias máquinas de inspeção semelhantes (homologadas e aferidas pelo inmetro). Mas continua sendo reprovado! Não consigo licenciar 2010, pois está sem a inspeção ambiental , mas todas as taxas pagas , inclusive de licenciamento!!!! Chegou a carta da prefeitura cobrando as taxas 2011!!!!! NÃO SEI MAIS O QUE FAZER! O veículo está parado na garagem, se for flagrado sem licenciamento pode ser apreendido e sem a inspeção … uma multa salgada. Concordo que devemos respeitar o ar que respiramos . Mas porquê os órgãos governamentasi não atuam com as indústrias automobilísticas para colocarem veículos com tecnologia correta nas ruas???? Um carro zero KM tem preço astronômico com tecnologia ultrapassda em comparação com os carros norte americanosou europeus , por exemplo. Porquê eu proprietário tenho que arcar com custos de inspeção e passar por todo esse constrangimento se no manual do veículo informa que ele está de acordo com a legislação vigente? Sou criterioso com a manutenção do veículo pq trabalho na rua , sou vendedor, e o carro é minha ferramenta de trabalho e, agora, não posso usá-lo! Estou cheio de tantos pedágios, impostos, tributos e sempre aparece mais algum para lesar nosso bolso. Tenho que trabalhar mais pra sustentar algo que não vejo e que não traz retorno. Vejo que não trabalho para garantir o pão nosso de cada dia e sim os impostos de todos os dias!

  2. Monica, recomendo que leve a uma oficina séria que tenha o equipamento com o programa igual ao do controlar e ele deverá regular (digo desrregular), de forma que o mesmo passe na inspeção veicular de SP. Após aprovado a oficina o regula de novo.
    Pelo ano de seu carro deve ser um com motor 1600 ou 1300 a ar.
    se desregular com os equipamentos iguais aos do controlar, passa sim
    Na zona Leste tem uma ótima oficina, que só não o regula para passar, se houverem sérios problemas de motor, que dependão de intervanção de retíficas ou coisas assim, Caso con trário passa sim, depois eles acertam novamente para ficar normal.

  3. É muita ingenuidade de minha parte pensar de fato em boa iniciativa, pensando pela sustentabilidade e bem estar social, tem mesmo é que levar para o lado político. bem observado, São Paulo é invadido 7 dias por semana por veículos de todo o lugar, e estes não serão vistoriados.
    Eles sabem que qq oficina desregula seu carro, põe dentro dos parâmetros, o seu carro é aprovado, depois volta ao que estava, pois senão seu carro não fica em condições de rodar.

  4. Boca Livre disse:

    AMIGOS, essa inspeção veicular foi criada para tirar dinheiro do povo de S.Paulo, como o o cretino do Kassab não conseguiu aumentar o IPTU, a grana tInha que sair de outro lugar.

    Falar que a iniciativa é boa, pô acorda meu !!, milhares de veículos de outros estados passam por SP. todo dia, despejando poluentes e não fazem inspeção, porque só SP. têm que pagar essa conta ACORDA GENTE! A LEI É FEDERAL mas é somente para estados e municípios com frota superior ou igual a 3.000.000 de veículos, então os estados do Norte ninguém vai fazer somente nos estados Onde há maior concentração denr enda NINGUÉM PERCEBEU??? VOCÊ ACHAM QUE o Carinha que mora numa cidaqdezinha que tem 200 carros têm que fazer inspeção, quanto custaria para implantar, seria inviável, isto tudo ja tinha sido pensado. ACORDA SÃO PAULO FORA KASSAB LADRÃO SAFADO !!!!

  5. Valmir, recomendo que leve a uma oficina séria que tenha o equipamento com o programa igual ao do controlar e ele deverá regular (digo desrregular), de forma que o mesmo passe na inspeção veicular de SP. Após aprovado a oficina o regula de novo.
    Pelo ano de seu carro deve ser um com motor 1600 a ar.
    se desregular com os equipamentos iguais aos do controlar, passa sim
    passei 2 dos meus assim.

  6. Monica Bueno disse:

    Chega de sangrar o povo de SP!!!! ACORDA BRASIL!!! MONOPÓLIO CONTROLAR Inspeção Veicular ABUSO,ROUBO DESCARADO, criado por esses MALDITOS: KASSAB BICHA e Nosferatu SERRA.
    Gastei o que não tinha com o meu gol 84 está tudo ok, e pela 4 vêz foi reprovado.
    Preciso licenciar e os malditos da Controlar reprovam sem excplicação, o que faço se dependo do carro pra trabalhar.

    Pelo fim da cobrança da taxa de Inspeção veicular, contra o monopólio da controlar, pelo fim da Indústria de Multas, chega de mensalão , chega de SP. PAGAR A CONTA, ACORDA São Paulo !!!! ACORDA BRASIL !!
    FORA SERRA FORA KASSAB.

    Só uma pergunta? Porquê nenhum político fala sobre isto? Re. Só pode ser porquê estão todos pegando as fatias desta ROUBALHEIRA

  7. Monica Bueno disse:

    Chega de sangrar o povo de SP!!!! ACORDA BRASIL!!! MONOPÓLIO CONTROLAR Inspeção Veicular ABUSO,ROUBO DESCARADO, criado por esse MALDITOS: KASSAB BICHA e Nosferatu SERRA.
    Gastei o que não tinha com o meu gol 84 está tudo ok, e pela 4 vêz foi reprovado.
    Preciso licenciar e os malditos da Controlar reprovam sem excplicação, o que faço se dependo do carro pra trabalhar.

    Pelo fim da cobrança da taxa de Inspeção veicular, contra o monopólio da controlar, pelo fim da Indústria de Multas, chega de mensalão , chega de SP. PAGAR A CONTA, ACORDA São Paulo !!!! ACORDA BRASIL !!
    FORA SERRA FORA KASSAB.

    Só uma pergunta? Porquê nenhum político fala sobre isto? Re. Só pode ser porquê estão todos pegando as fatias desta ROUBALHEIRA

  8. fernando ferrado disse:

    Tô Frito mesmo……..rsrsrs
    Tava vendendo meu golzinho 99, bonitinho mesmo, mas queimando um pouco de óleo, tava pedindo o valor do mercado. Enfim, não passou nas 2 vezes que fui, agora não consigo vender nem com 30% a menos, ninguém quer arriscar.
    Vou ter que gastar pra fazer o motor e sei lá, quem sabe passa.

    Gostei de sua matéria.
    Fernando

  9. Paulo Matsushita disse:

    Concordo com voce! Um verdadeiro cemitério de carros vai se criar em São Paulo.
    Aguarde que ainda vai piorar!
    Ouvi de fontes bem seguras que vão implantar uma plataforma vibratória que irá gerar atritos e balanços de forma a testarem a suspensão e os amortecedores dos carros.
    Manter um carro com mais de 5 ou mais anos ficará muito caro, melhor financiar um novo, pra pelo menos só pagar a taxa vergonhosa pra prefeitura e ao monopólio da Controlar.

Deixe um comentário