25 de Janeiro Aniversário da Cidade de São Paulo

” A Terra da Garoa “
Aniversário – 25 de JANEIRO ( 1554 )

Cidade de São Paulo

SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO

Área da unidade territorial: 1.525 km2
Latitude do distrito sede do município: -23,5475°
Longitude do distrito sede do município: -46,63611°
Altitude: 760 m

Prefeito 2009/12: Gilberto Kassab – DEM 25

População de SÃO PAULO
(*) Estimativa Populacional
IBGE-2008: 10.990.249 hab.

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
e de Valorização dos Profissionais da Educação
FUNDEB-2008: R$ 1.448.585.706,66

Fundo de Participação dos Municípios
FPM-2008: R$ 105.039.458,50

BREVE HISTÓRIA DE SÃO PAULO

A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses, a partir do século XVI. Inicialmente, os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo (1553), constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região. Nessa época, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalaram a serra do mar chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”. Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.

Nesse lugar, fundaram o Colégio dos Jesuítas em 25 de janeiro de 1554, data esperada pelo Padre Manoel da Nóbrega para homenagear o apóstolo São Paulo (data da conversão de Saulo de Tarso, às portas de Damasco), ao redor do qual iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa que dariam origem ao povoado de São Paulo de Piratininga. O aniversário de São Paulo é comemorado no dia 25 de Janeiro.

Em 1560, o povoado ganhou foros de Vila e pelourinho mas a distância do litoral, o isolamento comercial e o solo inadequado ao cultivo de produtos de exportação, condenou a Vila a ocupar uma posição insignificante durante séculos na América Portuguesa.

Em 1681, São Paulo foi considerada cabeça da Capitania de São Paulo e, em 1711, a Vila foi elevada à categoria de Cidade. Apesar disso, até o século XVIII, São Paulo continuava como um quartel-general de onde partiam as “bandeiras”, expedições organizadas para apresar índios e procurar minerais preciosos nos sertões distantes. Ainda que não tenha contribuído para o crescimento econômico de São Paulo, a atividade bandeirante foi a responsável pelo devassamento e ampliação do território brasileiro a sul e a sudoeste, na proporção direta do extermínio das nações indígenas que opunham resistência a esse empreendimento.

A área urbana inicial, contudo, ampliou-se com a abertura de duas novas ruas, a Líbero Badaró e a Florêncio de Abreu. Em 1825, inaugurou-se o primeiro jardim público de São Paulo, o atual Jardim da Luz, iniciativa que indica uma preocupação urbanística com o aformoseamento da cidade.

No início do século XIX, com a independência do Brasil, São Paulo firmou-se como capital da província e sede de uma Academia de Direito, convertendo-se em importante núcleo de atividades intelectuais e políticas. Concorreram também para isso, a criação da Escola Normal, a impressão de jornais e livros e o incremento das atividades culturais.

No final do século, a cidade passou por profundas transformações econômicas e sociais decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas, da construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí (1867) e do afluxo de imigrantes europeus. Para se ter uma idéia do crescimento vertiginoso da cidade na virada do século, basta observar que em 1895 a população de São Paulo era de 130 mil habitantes (dos quais 71 mil eram estrangeiros), chegando a 239.820 em 1900!). Nesse período, a área urbana se expandiu para além do perímetro do triângulo, surgiram as primeiras linhas de bondes, os reservatórios de água e a iluminação a gás.

As mais importantes realizações urbanísticas do final do século foram, de fato, a abertura da Avenida Paulista (1891) e a construção do Viaduto do Chá (1892), que promoveu a ligação do “centro velho” com a “cidade nova”, formada pela rua Barão de Itapetininga e adjacências. É importante lembrar, ainda, que logo a seguir (1901) foi construída a nova estação da São Paulo Railway, a notável Estação da Luz.

O século XX, em suas manifestações econômicas, culturais e artísticas, passa a ser sinônimo de progresso. A riqueza proporcionada pelo café espelha-se na São Paulo “moderna”, até então acanhada e tristonha capital.

Trens, bondes, eletricidade, telefone, automóvel, velocidade, a cidade cresce, agiganta-se e recebe muitos melhoramentos urbanos como calçamento, praças, viadutos, parques e os primeiros arranha-céus.

Em 1911, a cidade ganhou seu Teatro Municipal, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, celebrizado como sede de espetáculos operísticos, tidos como entretenimento elegante da elite paulistana.

Na década de 20, a industrialização ganha novo impulso, a cidade cresce (em 1920, São Paulo tinha 580 mil habitantes) e o café sofre mais uma grande crise. No entanto, a elite paulistana, num clima de incertezas mas de muito otimismo, frequenta os salões de dança, assiste às corridas de automóvel, às partidas de foot-ball, às demonstrações malabarísticas de aeroplanos, vai aos bailes de máscaras e participa de alegres corsos nas avenidas principais da cidade. Nesse ambiente, surge o irrequieto movimento modernista. Em 1922, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Luís Aranha, entre outros intelectuais e artistas, iniciam um movimento cultural que assimilava as técnicas artísticas modernas internacionais, apresentado na célebre Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal.

Na década de 30, a cidade presenciou uma realização urbanística notável, que testemunhava o seu processo de “verticalização”: a inauguração, em 1934, do Edifício Martinelli, maior arranha-céu de São Paulo, à época, com 26 andares e 105 metros de altura !

Em 1954, São Paulo comemorou o centenário de sua fundação com diversos eventos, inclusive a inauguração do Parque Ibirapuera, principal área verde da cidade, que passou a abrigar edifícios diversos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Nos anos 50, inicia-se o fenômeno de “desconcentração” do parque industrial de São Paulo que começou a se transferir para outros municípios da Região Metropolitana (ABCD, Osasco, Guarulhos, Santo Amaro) e do interior do Estado (Campinas, São José dos Campos, Sorocaba). Esse declínio gradual da indústria paulistana insere-se num processo de “terciarização” do Município, acentuado a partir da década de 70.

A população da metrópole paulistana cresceu na última década, de cerca de 10 para 16 milhões de habitantes. Esse crescimento populacional veio acompanhado do agravamento das questões sociais e urbanas (desemprego, transporte coletivo, habitação, problemas ambientais …) que nos desafiam como “uma boca de mil dentes”. No entanto, como dizia o grande poeta da cidade, Mário de Andrade: “Lá fora o corpo de São Paulo escorre vida ao guampasso dos arranhacéus”.

O Aniversário de São Paulo se comemora em 25 de Janeiro.

Fonte:PMSÃOPAULO

http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_13/Reg13_SaoPaulo.htm


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7 comentários para “25 de Janeiro Aniversário da Cidade de São Paulo”

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  5. Доставка из Китая от TRANSITplus из города Гуанчжоу – полный развод! В прошлом году везли через них партию зарядок к телефонам и аксессуары (всего около 500 кг.) мало того, что везли всё больше озвученных сроков в 4 раза (ссылались на проблемы на таможне, мол приехала инспекция из Москвы), так ещё и потеряли треть нашего груза! Мы пытались решить миром, но нам категорически отказались возвращать хоть какие-то деньги.
    Сказали примерно так: готовы компенсировать часть суммы за три будущие поставки, иначе ни как. Генеральный директор TRANSITplus Дмитрий Портнягин пообещал разобраться в ситуации, но в итоге кормил завтраками больше 2-х месяцев, а потом вообще перестал отвечать на звонки и письма. То он в командировке, то он в Гонконге, то в отпуске, короче жулик!
    Сказали, что если хотите что-то решать прилетайте в Китай, будем обсуждать. Посмотрев их сайт и почитав себяхвалебные отзывы в интернете (теперь я полностью уверен, что они сами их писали, а не какие не клиенты) решился работать с ними, но в итоге попал на деньги, потеряв не только треть груза, но и кучу нервов.

    Всем кто планирует работать с компанией Транзит плюс из Гуанчжоу я настоятельно рекомендую трижды задуматься: готовы ли вы чтобы Ваш товар “летел” к вам 3 месяца, чтобы его разворовали по пути, а потом ещё и обвинили вас в том, что ты сам “баран” – обращайтесь к ним.
    С балабольством и очковтирательством у этой компании и у её генерального директора Дмитрия Портнягина и его шайки, работа поставлена отлично.

    Только вот после всей этой нервотрёпки и унижения не оставить свой настоящий, пережитый на собственной шкуре отзыв не могу!

    TRANSITplus – полный развод, шайка разводил, которым сам чёрт не страшен, потому, что работают они не в России, а в Китае, в Гуанджоу и думают что их никто не достанет.

    Рекомендую обращаться в любую другую компанию, но только не в транзит плюс. Транзит + самый настоящий минус на вашем пути!

    Мошенники, ничего кроме слов не умеют делать, при столкновении с проблемами не решают их, а прячутся от клиентов.

    Специально дают заниженные ставки, а потом выставляют клиентам КТС – корректировку таможенной ставки, короче отжимают нашего брата, клиента, по полной программе.
    Не работайте с Транзит плюс! Остерегайтесь!

    04.07.2013

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