Aniversário do município de Itaquaquecetuba – São Paulo

A Equipe Lee Telemensagem parabeniza o município de Itaquaquecetuba pelos seus 449 anos! Parabéns a todos os moradores de “Itaqua”! 

Lee Telemensagem parabeniza o município de Itaquaquecetuba pelos seus 551 anos.

Lee Telemensagem parabeniza o município de Itaquaquecetuba pelos seus 449 anos.

Itaquaquecetuba é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital paulista, microrregião de Mogi das Cruzes. A população estimada em 2009 é de 359.253 habitantes e a área é de 81,8 km², o que resulta numa densidade demográfica de 4.298,18 hab/km².

História
A origem do município de Itaquaquecetuba remonta a uma das doze aldeias, fundadas pelo padre jesuíta, José de Anchieta, em sua longa permanência no Brasil. Sua criação se deve ao então presidente da província, Bernardo José Pinto Gavião Peixoto, com o nome de vila Nossa Senhora d’Ajuda, em 7 de setembro de 1560, sendo estabelecida na beira do Rio Tietê, para catequizar os guaianases.

Nas décadas de 10 e 20 do século XVII, entretanto, a aldeia ficou quase deserta já que, por ordem de Fernão Dias Paes, desejoso de ter um maior controle dos índios catequizados, a maior parte de sua população foi transferida para aldeia de São Miguel, mais próxima a São Paulo, onde havia sido erguida uma nova capela. A população recomeçaria a crescer apenas em 1624, quando o padre João Álvares, construtor da capela da Conceição de Guarulhos e também da de São Miguel, decidiu levantar em sua propriedade, localizada bem ao lado da aldeia de Itaquaquecetuba, um oratório em louvor a Nossa Senhora d´Ajuda que, em seguida, tornar-se-ia capela. Este foi o marco inicial da povoação, que logo viria a se fixar em seu redor, com o nome, justamente, de Nossa Senhora da Conceição de Itaquaquecetuba, recuperando, assim, o topônimo do antigo aldeamento, elevado à freguesia pela lei Nº 17, de 28 de Fevereiro de 1838.

O primeiro Censo realizado na Aldeia de Nossa Senhora d’Ajuda, em 1765, apresentou os seguintes resultados: 59 “iogos” que eram habitados por 109 mulheres e 117 homens. Pouco cresceu a aldeia que neste estado permaneceu quase duzentos anos. Foi com a inauguração da Variante da EFCB, em 1925 que Itaquaquecetuba começou a crescer e a prosperar.

A denominação reduzida para Itaquaquecetuba ocorreu somente no século XX, quando se separou de Mogi das Cruzes, com sua elevação a município, e com o território do respectivo distrito, pela lei Nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953, posta em execução a 1 de janeiro de 1954. Como município, ficou constituído de um único distrito, o de Itaquaquecetuba.

A rigor, o topônimo significa ajuntamento ou reunião de taquaras-faca (uma espécie de taboca ou taquara com cujos ramos, cortantes, se faziam facas), e é formado pela composição de takûara (taquara, taboca), kysé (faca) e tyba (ajuntamento, reunião, abundância), referindo-se a um imenso taquaral que existia na aldeia, no tempo de sua fundação, margeando os rios Tietê e Tipóia. O i parece que é uma prefixação arbitrária, isto é, não vem do tupi, e talvez tenha sido motivado pela grande quantidade de topônimos formados pela palavra pedra em tupi, que é itá. Em Itaquaquecetuba passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio.

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Itaquaquecetuba

Envie telemensagens para Itaquaquecetuba em São Paulo. A Agência Lee Telemensagem atende em todo o Brasil.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

4 comentários para “Aniversário do município de Itaquaquecetuba – São Paulo”

  1. wellington felix teixeira disse:

    eu sou um dos moradores desse lindo

    municipio e adoro ele e nunca trocarei esse municipio

    xauuuuuuuuuuuuuuuu

    e esse foi o meu comentario

  2. Roseli disse:

    Ola! durante o baile nos 449 anos de itaqua foram tiradas muitas fotos e eu não tive oportunidade de ve-las por favor me diga como posso fazer para ve-las pois no momento só consigo ver o video mais eu gostaria de ver as fotos pois eu tenho certeza que sai em muitas . por favor me ajude a ver as fotos desde já um muito abrigada fico aguardando resposta

  3. Vicente, você tem toda razão!
    O município de Itaquaquecetuba foi fundado em 1560.
    Nosso post já foi corrigido.

    Agradecemos sua participação em nosso Blog.

    Equipe Lee Telemensagem

  4. VICENTE disse:

    OLÁ MUITO BONITA SUA MEMSSAGEN, OLHA SE EU Ñ ESTOU ENGANADO ITAQUA TEM 449 ANOS, Ñ 551 COMO FOI POSTADO
    SOU MORADOR E PATRIOTA,

Deixe um comentário